Aprender um novo idioma na vida adulta não é uma tarefa fácil, exige tempo, dedicação e muita paciência para errar e começar de novo.
Aos 27 anos, comecei a me aventurar no francês e está sendo um grande desafio, principalmente porque precisei sair da minha zona de conforto e lidar com o fato de que o começo não vai ser nada incrível: vou cometer erros, vou esquecer uma palavra ou expressão, vou conjugar um verbo erradamente e tudo o que envolve os primeiros passos num processo de aprendizado. Mas além de encarar tudo isso, ainda preciso lidar com o medo de ser julgada, por mim mesma e pelo os outros.
Recentemente comecei a pensar que gostaria de ter começado a aprender francês na minha primeira infância, pois me sentiria mais livre para cometer erros e provavelmente não teria desenvolvido o medo de ser julgada. Mas afinal, como uma criança aprende idiomas? O que eu poderia trazer de ensinamento para a vida adulta?
Seja curioso como uma criança
As crianças exploram o mundo com uma curiosidade natural. Elas fazem perguntas, repetem sons e experimentam palavras novas sem se preocupar se estão certas ou erradas. Tente focar na sua comunicação, sem pensar tanto na gramática.
Não tenha medo de errar
Errar faz parte do processo e está tudo bem! Se você já se deparou com uma criança aprendendo a ler deve ter reparado que ela inventa muitas histórias, tropeça nas palavras e mesmo assim continua tentando. O erro é visto como uma oportunidade de aprendizado.
Imersão na prática
As crianças aprendem ouvindo e repetindo. No início elas não abrem um livro de gramática, apenas observam adultos e tentam incorporar alguns gestos e palavras. As crianças escutam, repetem e, gradualmente, começam a formar frases. Você pode fazer o mesmo ao ouvir podcasts, assistir filmes ou interagir com pessoas que falam o idioma que deseja aprender.
Não tenha medo de ser julgado
Crianças repetem sons, palavras e frases sem se preocupar com a perfeição. Elas riem de si mesmas e não tem medo de parecer “bobas”. É importante lembrar que ninguém está te julgando tão intensamente quanto você mesmo. Permita-se ser imperfeito!
Tenha paciência
As crianças levam anos para dominar um idioma e ninguém espera que elas falem perfeitamente desde o primeiro dia. Como adulto, muitas vezes queremos resultados rápidos, mas aprender um idioma é um processo gradual. Curta o processo!
Aprenda Idiomas de Forma Leve e Divertida
Aprender como uma criança significa abraçar o erro, a curiosidade e a diversão. Ao trazer mais leveza para sua jornada, você se abre para um mundo de possibilidades.
Quer tirar seu sonho do papel?
Agende uma imersão em www.talkntalk.com.br/booking e comece hoje mesmo sua jornada no aprendizado de idiomas!
Achei o texto muito inspirador, Lary!! Ele nos lembra que aprender um idioma na vida adulta não precisa ser um processo pesado. Porque acabamos nos frustrando e transformando o estudo em uma obrigação. E acredito que tudo que é uma obrigação a se fazer é chato demais. É necessário paciência com o processo e não se comparar com o outro.