Aprender a falar outro idioma é como abrir uma nova porta para o mundo. E para se comunicar com segurança e confiança, não basta decorar palavras e só focar em regras gramaticais; é necessário desenvolver a habilidade de falar de forma fluída e natural. Neste artigo eu vou te mostrar algumas estratégias que vão te ajudar a construir a confiança que você precisa para se expressar em outra língua – seja em uma apresentação formal, ou em uma conversa despretensiosa.
Fonte: unsplash
1. Entenda a importância da comunicação
Antes de mais nada, vale entender o porquê de a comunicação ser tão importante – e não só na língua que você está aprendendo. Ser fluente é saber interagir, entender e se fazer entender, e essa habilidade é uma mistura de hard skills e soft skills. Enquanto as hard skills são as técnicas que você aprende, como vocabulário e gramática, as soft skills, como empatia, escuta ativa e habilidade de expressar suas ideias, são o que realmente torna a sua comunicação mais eficaz.
Como o psicólogo e professor Eslen Delanogare diz: "De que adianta ter o conhecimento técnico se você não tem habilidades para se portar no mundo?" . Em outras palavras, é muito mais impactante ter confiança na sua comunicação do que conhecer a fundo cada regra gramatical de um idioma. Então, vamos ao próximo passo: como desenvolver essa confiança?
2. Desenvolvendo a confiança
Sabe aquele nervosismo que dá antes de falar em público ou em outro idioma? Ele vem, muitas vezes, da falta de prática. A prática constante é o que gera confiança. E a confiança te leva a se comunicar de forma mais autêntica e espontânea, sem se preocupar em soar perfeito. Mas calma, isso não significa que você precisa fazer uma apresentação para um estádio cheio – você pode começar aos poucos, com pequenos exercícios, como falar sozinho, com o ChatGPT, ou com alguém de confiança.
Entretanto, não há outra maneira. A única forma de desenvolver confiança ao se comunicar — felizmente ou infelizmente — é se expondo à prática, porque comunicação é um aprendizado ativo. O medo de se comunicar, seja em público e/ou falando um outro idioma com alguém, é uma memória consolidada reforçada por evitar fazer a ação. Isso acontece porque é reforçador para o seu cérebro se esquivar de uma situação assim — basicamente é prazeroso para ele. No entanto, reconsolidar a memória envolve se expor gradativamente a situações de medo até que a ansiedade diminua e assim você melhora a comunicação com a prática.
Portanto, quando você se sente mais confiante, fica mais à vontade para falar, se expor e se expressar. Isso te permite praticar a comunicação com mais frequência e ter mais prática, sem se preocupar tanto com cometer erros, porque errar faz parte do processo, e cada erro traz — ou deveria trazer — um aprendizado.
3. Comemore o seu progresso e acompanhe a sua evolução
Já parou para observar o quanto você já evoluiu desde o começo do aprendizado? Já parou para pensar o quanto sua fluência melhora em seis meses de prática constante? Registrar e valorizar seus avanços é uma maneira de manter a motivação e perceber que a prática está gerando resultados. Experimente:
Mantenha um diário de aprendizado: Registre o que aprendeu, os momentos em que conseguiu se comunicar bem, e os pontos que quer melhorar. Com o tempo, você verá o quanto avançou e ganhará motivação para seguir em frente.
Reflita sobre as suas conquistas: Pense nas vezes em que conseguiu se comunicar com sucesso, mesmo que de forma simples. Isso reforça sua autoconfiança e te dá mais ânimo para enfrentar novas situações.
4. Pratique a comunicação – sem pressão
Comunicar-se bem não é apenas fazer grandes apresentações, mas sim se sentir à vontade para falar em qualquer situação. O segredo aqui é não esperar pelo “momento perfeito” para praticar: fale sempre que puder! É um aprendizado ativo. Isso significa que você vai ganhar mais ao se expor a diferentes contextos, mesmo que seja só em uma conversa informal.
Comece a treinar com exposições pequenas e vá subindo o nível aos poucos. No começo, pode ser desconfortável, mas o truque é começar devagar e aumentar o desafio aos poucos. Se você tem medo de errar na frente de outras pessoas, comece praticando com o aplicativo do ChatGPT no modo de voz, ou gravando você mesmo falando. Dessa forma, você também vai percebendo o que pode melhorar e, pouco a pouco, as situações mais desafiadoras vão se tornando mais fáceis.
5. Dicas práticas para se comunicar com confiança em outro idioma
Agora que você já entende a importância da prática e do progresso contínuo, vamos a algumas dicas práticas para te ajudar a encarar essas situações de forma mais confiante:
Se exponha à prática: Para mudar uma memória de medo já consolidada, você deve reativar essa memória e adicionar novas informações. No caso de falar em público e/ou um outro idioma, isso significa se expor a situações de fala até que a ansiedade diminua. A experiência direta é muito mais eficaz que simplesmente pensar sobre isso.
Organize sua fala: Defina o que quer dizer e, se possível, pense em tópicos para guiar a conversa. Assim, você evita se perder e transmite suas ideias de maneira mais clara.
Ouça e se auto avalie: Grave suas falas, se possível, e escute depois. Perceba o que funcionou e onde você pode melhorar – e lembre-se de ser gentil consigo mesmo!
Prepare-se: Quanto mais você estuda um tópico específico antes de falar sobre ele, mais confiante você se sente para se comunicar. Por exemplo, se vai falar sobre hobbies, revise palavras e expressões relacionadas antes de ir para a conversa.
Use cada chance para se comunicar: Essa talvez seja a dica mais valiosa de todas! Aproveite cada oportunidade para conversar, mesmo que seja por alguns minutos. Falar com confiança vem da prática – então use e abuse de toda chance que tiver.
A confiança para se comunicar em outro idioma é como um músculo: quanto mais você pratica, mais forte ele fica. Vai por mim, você vai perceber o quanto essa prática, feita de forma constante e paciente, faz diferença no seu aprendizado e na sua capacidade de se expressar sem medo. E lembre-se de que a prática consistente é a verdadeira chave para o progresso no aprendizado de idiomas. Ao internalizar essa prática na sua rotina e forma de falar o idioma, você não apenas aprimorará suas habilidades linguísticas, mas também ganhará confiança para se comunicar em inglês.
E óbvio, se você quer aprender inglês de uma forma ativa e centrada onde você deveria focar desde o início: a conversação e justamente desenvolver essa confiança na sua comunicação, é só conhecer a TALKNTALK. Acesse talkntalk.com.br para conhecer a plataforma. Seja para aprimorar sua fluência, desenvolver soft skills ou desenvolver confiança na jornada de aprendizado de idiomas para alcançar novas oportunidades, a TALKNTALK está aqui para te ajudar.
Adorei o texto, Warley!! Esse texto é motivador, principalmente a parte da estratégia de se expor gradativamente. Acredito que quanto mais você se expõe ao idioma, mas você fica confiante em falar. Vou adotar algumas dicas na minha rotina.