Era uma vez um cara romântico e sonhador que acreditava que aulas gratuitas de idiomas poderia ajudar as pessoas. Mas ele estava completamente enganado.
Em Outubro de 2016 eu iniciei uma jornada que viria a se tornar na melhor comunidade de conversação de idiomas chamada TALKNTALK onde cerca de 3.000 agendamentos são realizados todos os meses.
Lá atrás eu acreditava que o aprendizado de idiomas poderia e deveria ser gratuito. Mas eu só viria a perceber o maior erro da minha vida quase 6 anos depois em Junho de 2022.
Por que é errado aprender idiomas de graça?
Aprender idiomas de graça não é errado, mas oferecer um serviço que te ajude a estudar, conversar, com acesso a mentoria, material e uma outra dezenas de benefícios e totalmente de graça é algo extremamente nocivo para quem precisa alcançar a fluência.
Faça as contas comigo…
Você poderia investir uns R$400 por mês para aprender um novo idioma com qualquer curso ou professor particular, mas tem uma plataforma de conversação com aulas todos os dias com dezenas de horários diferentes e totalmente de graça. Parece muito bom, certo?
Só que tem um problema, você se cadastra, agenda a primeira aula e nunca mais aparece. E essa plataforma paga para você não aparecer.
A conta é simples: alguém tá pagando pra você estudar de graça. Assim como alguém tá pagando para você ler esse artigo gratuitamente ou usar as redes sociais que você usa.
E se alguém não paga com dinheiro, você paga de outra forma.
Sou brasileiro, moro em São Paulo e pago meus impostos por aqui. Começamos a gerar empregos também nesse país e pagar todo tipo de burocracia, advogados, contabilidade e outros custos envolvidos no desenvolvimento de um negócio.
E mesmo assim por quase 6 anos oferecíamos um plano gratuito para você estudar. E nesse tempo você poderia ter ficado fluente em uns 3 idiomas diferentes, não apenas o Inglês. Sim, porque além do Inglês você poderia agendar o Francês, Espanhol e Italiano, totalmente de graça.
Em 2016 era fácil fazer algo gratuito e uma vez por semana. Em 2022 são 80 aulas de conversação ao vivo por semana e cerca de 70 pessoas envolvidas para que isso aconteça.
Pagamos com o nosso tempo (e as vezes com sangue também)
A TALKNTALK não é uma ONG.
Somos uma startup de educação que quer e está transformando a forma de você aprender idiomas. E como todo negócio que começa, sofre modificações, amadurece e cresce.
Montar um negócio e aprender idiomas é uma jornada bem parecida de altos e baixos onde a rota precisa ser ajustada constantemente.
E é por isso que escrevo esse texto aqui para você acompanhar o meu raciocínio.
Em média, a cada 10 pessoas que acessam o plano gratuito, apenas 1 pessoa participa de forma recorrente todos os meses e por pelo menos 3 meses seguidos. Das outras 9, apenas 2 pessoas participam por 1 mês e as outras 7 pessoas simplesmente abandonam antes de participar da primeira aula.
Sabe aquela pessoa que participa de forma recorrente e gratuita? Pois é, ela tem uma renda familiar de pelo menos R$5.000/mensais.
Precisamos investir tempo, energia e dinheiro extremamente altos para ter o volume de pessoas que temos atualmente. É caro, muito caro manter algo gratuito que você não dá valor.
Então de forma lógica e analítica, resolvemos encerrar a recorrência do plano gratuito liberando apenas 4 aulas para você testar e ver se é o que você procura para alcançar a confiança e fluência em outro idioma.
Você testa 7 dias e se quiser realmente resolver o seu problema de fluência, contrata uma assinatura da TALKNTALK como qualquer outro lugar. Simples, neh?!
O fato é que fazer de graça tem sido mais caro pra você do que pagar, pelo simples detalhe de você não criar um compromisso e continuar com o mesmo problema que é não falar aquele idioma que você estuda.
A TALKNTALK vai resolver a sua questão de confiança e falta de auto-estima ao falar um novo idioma. Seja o Inglês, Francês, Espanhol, Italiano ou até mesmo o Português.
Se você quiser mesmo entrar nesse mundo que fala outro idioma, fica aqui o convite para você testar a nossa plataforma e se tornar um Talker.
Se não funcionar para você, terei o prazer de devolver o seu dinheiro.
Phillipe Soares
PS: se você não tem emprego, abrimos um projeto com 100% de gratuidade para você estudar na TALKNTALK sem gastar nada. Se esse é o seu caso e tem compromisso com resultados, se inscreva aqui.
Comments