Fala, poliglotas, como vocês estão?
Além de falar português, se você está lendo este artigo, provavelmente está estudando outro idioma e tenho certeza de que você tem vontade de estudar um terceiro, certo?
Quando se faz parte da TALKNTALK, é quase impossível não se apaixonar pelos idiomas, e aqui na plataforma temos muitos poliglotas. Durante as minhas imersões, percebi um grande número de talkers que querem estudar outro idioma, mas têm medo de se confundir e atrapalhar o seu desenvolvimento no idioma que já estão estudando.
Quando resolvi estudar inglês, acabei deixando o espanhol um pouco de lado e percebi que estava esquecendo um pouco o vocabulário.
Fiquei preocupado e pensei: por que não estudar os dois ao mesmo tempo? No começo foi difícil, mas fui me adaptando e encontrei algumas formas de estudar os dois idiomas simultaneamente, sem enlouquecer e perder a cabeça.
Pensando nisso, resolvi compartilhar com vocês algumas técnicas de estudar dois idiomas ao mesmo tempo. SIM, É POSSÍVEL e super tranquilo. Let’s bora!!
Estabeleça objetivos alcançáveis
Primeiramente, você deve definir o seu objetivo e motivo.
Todo artigo por aqui vai mencionar esse bendito objetivo, pois deixá-lo claro e alcançável é muito importante para o seu desenvolvimento.
Defina o porquê você quer estudar outro idioma e como pode aplicá-lo em sua rotina.
Por exemplo:
Objetivo: Viajar e conhecer novas culturas.
Motivo: Se comunicar melhor em países estrangeiros.
Aplicação: Estudar 10 minutos de vocabulário enquanto toma café da manhã.
Use um idioma para praticar o outro
Defina seu idioma padrão, aquele com o qual você tem mais familiaridade.
No meu caso, estudo espanhol há mais tempo, então ele é o meu idioma padrão, tenho mais conhecimento nele. Ao invés de aprender inglês pelo português, estudo inglês pelo espanhol, entendeu? Sim, parece complicado, mas não é, se liga:
Quando estudo vocabulário, ao invés de aprender, inglês pelo português.
Maçã = Apple,
Vermelho = Red,
Casa = House
Estudo, inglês pelo espanhol.
Manzana = Apple,
Rojo = Red,
Habitación = House
Se você curte jogar Duolingo, essa estratégia funciona perfeitamente. É possível estudar inglês para quem fala espanhol, assim você pratica ainda mais os dois idiomas de uma vez só! Meu Duolingo é exatamente assim, e consigo estudar os dois idiomas pelo aplicativo.
Atenção: não espere ficar fluente somente usando Duolingo ou qualquer outro app, pois ele é muito passivo. É uma ótima ferramenta para aprender vocabulário e ter contato com os idiomas. Porém, o que vai te dar fluência é falar, e participar nas imersões é a melhor maneira de se desenvolver e alcançar a fluência.
Estude os dois idiomas todos os dias
Estudar não é só pegar um livro de gramática e ler, há vários tipos de estudos. Pegue um filme que você gosta e assista em inglês, e em outra oportunidade em espanhol, assim você vai se familiarizar com os idiomas.
Faça parte de uma comunidade
“Somos a média das cinco pessoas com quem mais convivemos”. Frase de coach, né? Mas se você parar para pensar, é a mais pura verdade. Parecemos com as pessoas com quem convivemos, e fazer parte de uma comunidade de poliglotas pode te ajudar a alcançar seus objetivos.
Aqui na TALKNTALK, todos os dias tem imersões de vários idiomas, e o mais legal é que você vai acabar se esbarrando com alguns talkers poliglotas, e isso vai te motivar. Fazer parte do processo de outras pessoas é incrível e motivador.
Tenha paciência no processo
Estudar um idioma já é um desafio; estudar dois idiomas é outro nível. Por isso, é importante ter paciência para se desenvolver. No meu caso, eu confundia os idiomas; quando queria falar em inglês, saía um espanhol do nada, por exemplo: "Hi everyone, I’m Filipe Silva, soy de Brasil y me encanta viajar"… vish, cansei de pagar esses micos nas imersões.
Gosto de fazer uma analogia: na minha cabeça, há três interruptores, cada qual para um idioma.
Quando quero falar inglês, aciono o interruptor EN; quando quero falar espanhol, aciono o ES; e da mesma forma com o português.
Assim, não me confundo e quando cometo uma gafe, penso na famosa frase da minha namorada: "Confundir os idiomas é um erro chique".
Conclusão
Aprender dois idiomas ao mesmo tempo pode parecer um grande desafio, mas com as estratégias corretas, paciência e dedicação, é totalmente possível.
Definir objetivos claros, usar um idioma para praticar o outro e estudar todos os dias são passos fundamentais para o sucesso. Lembre-se de que o processo de aprendizado envolve erros e acertos, e que cada gafe é uma oportunidade de crescimento.
Estudar dois idiomas simultaneamente não só amplia suas habilidades linguísticas, mas também enriquece sua visão de mundo e abre novas possibilidades pessoais e profissionais. Portanto, não tenha medo de se aventurar nessa jornada.
A prática diária, o envolvimento com as imersões e a utilização de ferramentas podem ser seus grandes aliados.
Espero que essas dicas tenham sido úteis e que você se sinta inspirado a continuar ou começar seus estudos de múltiplos idiomas. Compartilhe suas experiências e métodos, e vamos juntos nessa caminhada rumo ao poliglotismo!
Obrigado por ler até aqui, e não se esqueça de me seguir nas redes sociais.
Adorei o texto. Tenho utilizado o Duolingo para praticar os dois idiomas (inglês e espanhol) e estou achando muito eficiente. Sua dica :) Obrigada pelas trocas, Filipe!🤗
Pô, que tema massa, Filipe.
Essa técnica de usar um idioma para praticar o outro é muito boa, não tinha pensado nisso. E é muito interessante se você pensar em por exemplo ver vídeos no YouTube de pessoas nativas de espanhol ensinando inglês. Vou usar com certeza!