Mês passado em novembro, você viu aqui no Blog como compreender o Thanksgiving (o Dia de Ação de Graças) pode ser importante para também entender a língua inglesa.
Neste mês, por razões óbvias, vamos falar sobre o Natal! Essa data cristã é celebrada em várias partes do mundo, mas cada lugar tem o seu jeito especial de comemorar. Aqui no Brasil e nos países do hemisfério sul, por exemplo, você pode imaginar o Papai Noel (Santa Claus em inglês) na praia, de chinelo, tomando água de coco. Já nos EUA, Canadá e Europa, ele aparece bem agasalhado, com seu gorro e roupas quentinhas.
As tradições de Natal mudam muito de país para país, mas é interessante perceber que algumas coisas são bem parecidas.
Conheça algumas tradições de Natal
Nos Estados Unidos, por exemplo, as casas são decoradas com luzes brilhantes e enfeites de Natal, e o dia 25 de dezembro é marcado por um grande almoço em família. Já no Reino Unido, a ceia geralmente inclui pratos como o famoso Christmas pudding e os crackers, que são pequenos tubos decorados que "estouram" ao serem puxados, revelando surpresas no interior.
Não parece com o que você vê aqui no Brasil? Casas decoradas, jantares e almoços em família... Nosso Christmas pudding poderia ser o manjar de coco com ameixa ou, como na minha família, o delicioso pudim de leite condensado feito pela dona Diva, minha vovó.
E sobre os crackers de Natal (que talvez você nunca tenha ouvido falar), acho que é uma tradição que você poderia adotar para o seu Natal. É muuuito divertido! Mas, se o assunto é surpresa, nós brasileiros já temos nossas amadas (e odiadas) uvas passas. Eu adoro e coloco no arroz o ano todo, mas sei que, para algumas pessoas, pode ser uma surpresa não tão agradável.
Músicas e filmes natalinos para aprender inglês
As canções natalinas, conhecidas como Christmas carols, são uma ótima maneira para você treinar a pronúncia e o vocabulário em inglês. Músicas como “Jingle Bells” e “Silent Night” são simples, repetitivas e fáceis de cantar, tornando-se excelentes ferramentas para iniciantes.
Filmes natalinos também oferecem uma experiência imersiva no idioma e na cultura. Clássicos como Home Alone (Esqueceram de Mim) ou The Polar Express (Expresso Polar) trazem diálogos cotidianos e uma boa dose de vocabulário relacionado ao Natal.
Minha obra-prima de Natal favorita é o próprio Christmas Carol, do Charles Dickens. No livro, você acompanha a aventura de Ebenezer Scrooge, um homem ranzinza que recebe a visita de espíritos natalinos, levando-o a uma profunda reflexão sobre sua vida.
No final do ano passado, minha meta de inglês era conseguir ler esse livro no idioma original. E posso garantir: é muuuito melhor do que qualquer adaptação para filme ou mesmo a tradução em português. Recomendo demais!
Palavras natalinas para você aprender:
Christmas tree – Árvore de Natal
Ornaments – Enfeites
Stockings – Meias (penduradas para receber presentes)
Reindeer – Rena
Mistletoe – Visco (planta associada a beijos no Natal)
Benefícios de explorar a cultura do Natal no aprendizado
Quando você aprende sobre o Natal e outras datas comemorativas em inglês, está praticando o idioma de maneira contextualizada, o que facilita a fixação do conteúdo. Além disso, conhecer as tradições culturais ajuda você a compreender os costumes de diferentes países, tornando seu aprendizado mais rico e significativo.
Que tal aproveitar esta época mágica para aprender mais inglês? Coloque uma música natalina para tocar, assista a um filme típico, participe das imersões da TALKNTALK com temas natalinos e mergulhe na magia do Natal enquanto expande seu conhecimento da língua e da cultura! 🎄✨
Comentarios