top of page

Mente Ativa, Corpo Protegido: Como Aprender um Novo Idioma Combate Doenças Neurodegenerativas

Vivemos em grande estresse diário e não sabemos bem como toda essa tecnologia e essa informação que nos é bombardeada a todo tempo, irá nos afetar a longo prazo.

Homem sentado coçando a cabeça com uma interrogação de pensamento

Contudo, o que sabemos é que, estamos vivendo em uma sociedade cada vez menos atenta e mais ansiosa, mas também mais preocupada com a saúde mental.


Chegam os 30, os 40, os 50 anos… e começamos a nos preocupar com nossa saúde, começamos a fazer exercícios regularmente, cuidar melhor da nossa alimentação, mas ainda sim, reclamamos constantemente de esquecer algum compromisso, não conseguir aprender algo com facilidade, ou até mesmo não fazer as contas que faziamos de cabeça, quando eramos crianças…


O que antes era natural, como aprender e se adaptar a novos desafios, com a idade, exige um esforço maior. A mente, assim como o corpo, precisa de estímulos e exercícios para se manter forte e saudável. Então, embora cuidemos do corpo, com exercícios físicos e uma melhora na alimentação, negligenciamos o "exercício mental", crucial para manter as funções cognitivas ativas.


Essa estagnação mental gera um efeito bola de neve, prejudicando cada vez mais nossas habilidades.


É nesse contexto que o aprendizado de um novo idioma se apresenta como uma ferramenta poderosa, não só ao combate dessa sensação de estagnação mental, mas também de doenças neurodegenerativas como Alzheimer e mal de Parkinson.


Um cérebro fazendo exercício
Utilizando o aprendizado de um novo idioma como um “boost” para seu cérebro

Como dito anteriormente, estudos científicos (listados no fim do post) indicam que o aprendizado de um novo idioma pode ser um poderoso aliado na prevenção de doenças neurodegenerativas como Alzheimer e mal de Parkinson.


Isso acontece pois, ao contrário do que muitos pensam, o aprendizado de idiomas não é apenas sobre memorizar palavras e regras gramaticais. É, na verdade, um poderoso exercício mental, pois:


  • Te ajuda a criar novas conexões neurais, visto que ao se desafiar com um novo idioma, você força seu cérebro fortalecer áreas relacionadas à memória, atenção e raciocínio, o que é como um treinamento de alta intensidade para o seu cérebro!

  • Aumenta a sua flexibilidade mental, pois aprender um novo idioma exige que você pense de forma diferente, desenvolva novas estratégias de comunicação e adapte-se a novas formas de pensar, que é fundamental para manter a mente ágil e combater o declínio cognitivo.

  • E estimula várias áreas do cérebro, pois aprender um novo idioma é um processo contínuo que mantém o cérebro ativo e engajado, combatendo a inércia e a perda de funções cognitivas.


Além dos benefícios cognitivos, aprender um novo idioma também:

  • Abre portas para novas oportunidades profissionais e pessoais.

  • Amplia seus horizontes culturais e te conecta com diferentes povos e costumes.

  • Aumenta sua autoestima e autoconfiança.

  • Proporciona experiências de viagem mais enriquecedoras e autênticas.


Ou seja, não é apenas um passatempo ou uma habilidade adicional, mas sim um investimento em sua saúde mental e em seu futuro. É como dar um "upgrade" no seu cérebro, tornando-o mais forte, flexível e resiliente.


E como a TALKNTALK pode te ajudar a colocar sua cabeça pra funcionar?

Como já dito em outros posts, a TALKNTALK te oferece um ambiente dinâmico que ajuda você a não apenas aprender um novo idioma, mas também colocar seu cérebro para funcionar. E vai por mim, diversas vezes senti como se minha cabeça tivesse fervendo durante as imersões e já cheguei a ver meus óculos embaçarem... mas no fim, vale muito a pena, principalmente quando você ver o seu progresso durante as semanas e meses.


Isso porque, durante as imersões, aprendemos em situações reais, falando sobre assuntos que nos interessam, como se estivéssemos conversando com amigos. Esse dinamismo durante as conversas nos desafia a pensar de forma mais rápida e usar o que estamos aprendendo em diferentes contextos.


Além disso, você se conecta com outros alunos e forma uma comunidade que te motiva e te apoia durante o aprendizado. É como ter um time de amigos que te empurra para frente e te ajuda a alcançar seus objetivos, que é muito importante.


Então, por que não começar hoje mesmo a aprender um novo idioma e desfrutar dos inúmeros benefícios que essa atividade oferece? Para isso, basta acessar https://www.talkntalk.com.br/ e colocar o cérebro pra trabalhar!


Sua mente agradecerá!


Referências:

Apresentação utilizada no Centro de Idiomas da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS): https://hotsites.uscs.edu.br/altissia/assets/files/beneficios-de-estudar-outro-idioma.pdf


Outras referências:

31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page