Dizem que o ano só começa depois do carnaval, né?! Bem, janeiro está chegando ao fim e já, já, os bloquinhos e as escolas de samba estarão nas ruas, e aí sim, saberemos que o ano já vai começar de fato. Mas e você, já está se preparando para voltar à rotina normal pós carnaval? Se não, vamos dar as mãos porque estou começando a organizar TUDO só agora. Mas em minha defesa, é porque eu comecei a trabalhar de forma presencial e estava me adaptando a essa outra rotina que eu não lembrava como era desde 2020. E é pensando em ajudar os perdidos como eu, que resolvi compartilhar as dicas que sempre uso e sempre me ajudam a voltar os trilhos quando me perco e fazer o ano (e a cabeça) mais leve.
Produtividade
Notion
O Notion é um aplicativo que pode ser usado para diversas coisas: anotações, acompanhamento de projetos, gerenciamento de tarefas, agendas, entre tantas outras funções. E o melhor é que você pode personalizá-lo da forma que quiser. Abaixo mostro o “Meu Cantinho” virtual no meu Notion.
Eu gosto da praticidade ter quase tudo em um só lugar. Para quem gosta de escrever, esse aplicativo é o paraíso, uso bastante a minha aba de estudos, criando uma página para a faculdade, os cursos livres e para a TALKNTALK.
No começo, pode ser um pouco confuso para aprender a usá-lo, mas existem vários tutoriais no Youtube que podem te ajudar a criar o seu template personalizado.
Todoist
O Todoist é um gerenciador de tarefas no formato de lista, painel ou calendário(versão paga).
Como eu conheci o Todoist antes do Notion, não consegui largar de mão. Gosto também pela opção de personalizar as listas de tarefas a sua maneira. Nele eu coloco mais as atividades corriqueiras, como afazeres domésticos, contas à vencer, datas de nascimento, atividades que preciso repetir diariamente, coisas que preciso pesquisar em algum outro momento, entre tantas outras coisas. E para ajudar na organização, você pode adicionar etiquetas de identificação nas tarefas, facilitando assim a busca quando necessário.
Como podem ver pelo meu Todoist, eu precisava muito organizar a minha vida. Não dei baixa na tarefa-lembrete aniversário da minha mãe e das contas já pagas. Antes de terminar esse texto, umas 14 tarefas aí já foram atualizadas. (Amém)
Gestão de tempo
Como eu voltei a ser usuário do transporte público e, consequentemente, ser uma vítima do trânsito caótico da cidade de São Paulo, tenho aproveitado esse tempo para ler livros e ouvir Podcasts. No meu caso, são quase 4 horas no trânsito contando ida e volta. É, puxado, né?! Mas aproveito da melhor forma possível para mim.
Um Podcast que conheci no começo do mês e ensina algumas expressões em inglês de forma leve e fácil de aprender chamado “Daily Easy English Expression Podcast”. O último episódio dele foi em outubro do ano passado, mas são mais de 1000 programas, ou seja, é muita coisa para aprender.
Em geral, quando estou no transporte e estou de fone, é ouvindo Podcasts de cultura Geek-Pop, informação ou músicas, tentando sempre acompanhar as letras e quando aparece alguma palavra tento voltar 30s pelo botão do fone para ver se consigo entender o contexto, se não der certo, depois eu pesquiso o que aquela palavra ou frase quer dizer. E quando não estou com o fone no ouvido, estou lendo algum livro, sim, FÍSICO. Atualmente estou lendo o “Oportunidades disfarçadas” que pensei que seriam histórias de ricos e suas empresas, mas fala mais sobre a criatividade usada na criação/surgimento de algumas empresas e marcas. Vale a leitura, sério!
Mas uma dica que vou deixar, e que eu acho ser a mais importante é: pare algumas horas do seu dia para ver tudo que precisa de atenção e como você vai distribuir isso, igual eu fiz com as minhas horas no trânsito. Depois que você ver o que tem que ser feito, quando tem que ser feito, é só definir as prioridades (Todoist te ajuda, vai por mim) e deixar as notificações que realmente importam apitar no celular. Eu sou a pessoa que não tem notificação do WhatsApp e outras redes sociais ativas, apenas de alguns aplicativos (banco e esses que mencionei aqui) e isso me ajuda bastante a não ter distração com besteiras.
E, claro, como informei no começo do meu texto, são dicas para organização. Mas não se sinta mal quando as coisas fugirem do controle. Está tudo bem e isso faz parte da vida. O que importa mesmo é sentir-se bem fazendo suas atividades no seu tempo. O intuito aqui é aumentar a sensação de prazer ao ter uma tarefa completada ou um controle do seu tempo mais definido. Espero que essas poucas dicas possam ser valiosas e que o nosso ano, independente de quando ele começar, seja incrível!
Bacana as dicas!
Eu gosto de usar o trello, a proposta é bem similar ao notion, mas acho mais 'simples'.
Ótimas dicas.
Adorei as dicas, Fabio!🤗 Eu gosto de usar o Notion para organizar e planejar minha rotina de estudos. Neste ano, além do calendário e de outras funções, estou usando também a Task List, estilo de quadro Kanban, para gerenciar e priorizar as atividades que desejo concluir no mês.