Com certeza, você já se perguntou de onde vem o medo de falar inglês! Afinal, quem nunca?
Mas por quê será que muitos de nós, estudantes da língua inglesa, temos tanto medo de nos comunicar em um idioma já que estamos estudando?
Esse medo acaba sendo desencadeado por muitos fatores, que vamos poder ver ao longo deste post.
Medo de julgamentos, medo da exposição, falta de confiança, até mesmo a falta de motivação, ou a falta de um ideal, podem comprometer a nossa jornada de aprendizado.
Infelizmente, é muito comum nos depararmos com diversas pessas com esse mesmo sentimento: MEDO.
Compartilho aqui um Podcast muito interessante, que fala justamente sobre isso: Why are people afraid to speak in English?
Fatores que desencadeiam o medo.
Existem vários fatores que contribuem para esse sentimento, que muitas vezes, acaba nos prejudicando, nos congelando na hora em que mais precisamos.
Medo do Julgamento:
O medo de se expor e ser julgado por outras pessoas, é um fator muito comum, quiçá, um dos principais motivos de tantas travas na comunicação.
Quando tentamos a comunicação em uma língua que não é a nossa língua materna, é imprescindível conviver com erros, eles fazem parte do nosso processo de aprendizagem, e com eles ficamos vulneráveis a julgamentos alheios.
Mas não dê importância a isso, é normal cometer erros, afinal cometemos erros até mesmo em português. Aceitar que é errando que se aprende, vai fazer a nossa jornada ser um pouco mais fácil.
Falta de Confiança:
A falta de confiança também é um dos fatores que ajuda a aumentar o medo de falar outro idioma.
Mas como se tornar confiante sem falar? Pois é! Não tem como!
É igual querer aprender a nadar somente vendo vídeos no Youtube e sem se jogar na piscina para treinar. Então deixe as "neuras" de lado e comece a praticar a fala cada vez mais. Aprendeu algo novo? Pratique! Fale sozinho, olhando no espelho, se grave conversando em inglês. Há muitas possibilidades que podem nos ajudar a adquirir mais confiança.
Aos poucos, você vai perceber que os erros ficarão cada vez mais faceis de aceitar e não sentirá tanta dificuldade quando precisar se expressar, afinal, PRACTICE MAKES PERFECT!
Síndrome do Impostor:
A famosa Síndrome de não reconhecer os pequenos avanços no idioma, de achar que estamos estagnados em um limbo onde não se aprende e não se evolui. Quem nunca?
Achar que o coleguinha que começou a estudar na mesma época que você, já está ganhando o jogo de 10 a 0, definitivamente não vai te ajudar.
Acredite em você! Comemore os pequenos passos e abrace o seu progresso, pois ele existe, tenha certeza disso.
Virando a Chave.
Como tudo na vida, nada é fácil. Aprender um novo idioma demanda dedicação, paciência, resiliência e muita força de vontade.
Ter um objetivo claro, vai te ajudar muito nos altos e baixos, e te ajudarão a manter o foco e disciplina para enfrentar os obstáculos que aparecerão pelo caminho do seu aprendizado.
Comece a imaginar você no futuro. Quais serão as mudanças que ser capaz de falar um outro idioma, irá trazer para a sua vida?
Como será sua vida profissional? Será que estará trabalhando naquela tão sonhada empresa?
E quanto as viagens que você colocou na sua Bucket List? Já se imaginou sendo capaz de rodar o mundo, se comunicando sem muitos perrengues?
O que você almeja com seu inglês? Imaginar como será a sua vida, é um exercício que faz toda a diferença para se manter motivado na busca pela fluência.
Entendendo que tudo é um processo.
Tem uma frase que eu gosto muito, e tento mantê-la sempre em evidência na minha vida. A frase é: "Feel the fear and do it anyway" (Sinta o medo e faça mesmo assim).
Acho que ela resume muito que temos que enfrentar nossos medos e inseguranças, pois são sentimentos que não podem ser eliminados por completo, mas são sentimentos que podemos aprender como superá-los.
Isso serve para a vida, no geral, não somente para o processo de aprendizagem. Encarar nossos medos de hoje, nos tornará a pessoa forte de amanhã.
Quando começarmos a entender e aceitar que todo aprendizado é um processo com altos e baixos, acredito que a caminhada começa a fazer mais sentindo e se torna mais prazerosa!
Sentir medo de algo é extremamente normal, o que não podemos é deixar que ele nos impeça de ir em busca de nossos sosnhos e objetivos.
Mesmo com medo da exposição, fale! Mesmo com medo do julgamento, fale! Se desafie! Se arrisque!
Vamos perder o medo de falar inglês?
Você sabe que aqui na TALKNTALK, temos a chance de ficar cada vez mais confiantes em nossas habilidades de fala, escrita, escuta e leitura, não sabe?
Digo isso porque aqui nós temos além das imersões em Inglês, Espanhol, Italiano, Francês e Mandarim, cursos e aulas gravadas, onde você pode focar na parte gramatical e colocar em prática tudo o que aprendeu nas imersões.
Tenha certeza de que quanto mais exposição você tiver com o idioma, mais confiante você ficará.
Acesse o nosso site: https://www.talkntalk.com.br/, tenha acesso ao nosso planner com as perguntas das imersões, caso queira se preparar antecipadamente (super recomendo) e venha ficar cada dia mais confiante em suas habilidades.
Gostaria de compartilhar aqui, a imersão que liderei no dia 12/08, exatamente sobre esse tema.
Te convido a assistir e ver que cada um de nós, passamos e continuamos passando por vários desafios em busca da sonhada fluência.
Espero que goste, e que esse artigo possa te ajudar de alguma maneira a entender que o medo exite, só precisamos enfrentá-lo.
Eita! Todos os meus medos. É trauma, mas venho evoluindo aqui na TalknTalk.
Artigo com cunho de autoajuda que vai destravar muitas pessoas a falar sem medo! Congratulations!
Andréia listou todos os pontos que nos faz querer não falar, desistir de praticar a conversação. Gostei do que foi escrito e vamos falar! Só assim a gente vai melhorar cada vez mais!