top of page
Foto do escritorFabio Junior Vaz de Sousa

Já pensou por que você quer ser fluente em outro idioma?

Você decidiu que vai estudar um novo idioma, mas você já refletiu o por quê você quer ser fluente no inglês, espanhol, francês, italiano, etc? Se ainda não fez essa reflexão, te convido à fazer isso comigo ao longo desse texto.

Vamos lá?

Desenho de pessoas conversando com balões coloridos indicando as falas

Nos dias atuais, ter outro idioma desenvolvido, como inglês ou espanhol, além do português é como se fosse o curso de computação no começo dos anos 2000: fundamental para se sair bem no mercado de trabalho. E não é apenas ler e escrever, mas SE COMUNICAR, criar diálogos e conexões em outras línguas. Hoje, ser falante de um outra língua é o básico. E se você falar duas ou mais as chances de sucesso podem aumentar.


Quantas vezes já não ouvimos relatos de conhecidos e pessoas na internet que dizem saber inglês ou espanhol, mas chega na hora de uma entrevista ou conversa real e a pessoa simplesmente trava. Isso pode ser por falta de prática - o que faz o nervosismos ir nas alturas -ou porque realmente não sabe falar nada ou muito pouco no outro idioma (dando aquele famoso “migué”).


Saindo do campo profissional e educacional, existe também o lado social de aprender outro idioma: você pode conhecer pessoas de outras partes do mundo, com culturas, hábitos, gostos, bagagens totalmente diferentes da sua, o que pode, e vai, enriquecer ainda mais a sua visão de mundo.


Entretanto, além desses fatores citados acima, saber o que te motiva a querer aprender uma nova língua é muito importante para te manter animado nessa jornada. É o lembrete que sempre vai aparecer na sua mente para dar aquele gás para continuar, mesmo quando TUDO estiver dando errado. Afinal, assim como qualquer estudo, aprender um outro idioma vai depender única e exclusivamente de você mesmo.


Deixo um pequeno relato e motivação pessoal aqui:


Antes de entrar na TALKNTALK eu tinha MUITA vergonha de falar em inglês e de cometer erros de pronúncia ou de iniciar uma conversa. Sempre que eu podia, evitava ao máximo qualquer interação para não ficar nervoso ou atacar a minha ansiedade e começar a ter tremedeira, suar frio e gaguejar. Terrível, né?!
Mas eu me encaixava na caixinha de "sei o suficiente para te entender, mas não o bastante para falar com você”. Pelo menos é o que eu pensava. Após entrar aqui, hoje vejo que o que me faltava era justamente o que a TNT desenvolve no aluno: autoestima, confiança e coragem para falar e se expressar sem julgamentos. A minha motivação nesse momento é ser mais fluente a ponto de não levar um “tempinho” pensando na construção de uma frase e fluir mais natural nas conversas para conseguir uma promoção ou um cargo que exija o inglês desenvolvido, seja escrito ou falado.

Um ponto que sempre é levantado aqui na TALKNTALK é sobre a fluência. Mas o que é ser fluente para você? É ouvir uma letra de música e entender 100% do que você ouviu? É conseguir ler um texto grande sem precisar pular alguma parte? É conseguir conversar horas e horas sem medo? Com a experiência que tenho hoje, posso dizer que ser fluente é conseguir manter um diálogo no qual você entende a outra pessoa e ela te entende igual, seja falando ou não perfeitamente. O mais importante a ter em mente quando se está começando no estudo é entender e ser entendido.


Vou deixar agora algumas dicas básicas para te ajudar nesse comecinho:

  • Defina um horário de estudo e objetivos semanais ou mensais e sempre os revise;

  • Coloque o idioma no seu dia-a-dia: mude o idioma do seu celular, ouça muita música acompanhando as letras tentando traduzi-las, leia notícias de jornais internacionais;

  • Interaja com outras pessoas: aqui na TNT temos as Imersões no idioma estudado para conversação e junto à isso você também pode interagir nas redes sociais de estrangeiros como threads no X (ex-twitter), comentários no Youtube ou em fóruns de aprendizado.


Falando em Imersão, a TALKNTALK pode te ajudar a destravar o idioma desejado em até 12 meses por meio de um método focado totalmente na conversação e na prática. E, como eu mencionei lá em cima, você ainda desenvolve outras habilidades significativas para o mercado de trabalho e para a vida como espírito de liderança, escuta ativa, autoconhecimento, autoestima, confiança e coragem. Isso porque as imersões são experiências únicas de troca com outras pessoas de diversos cantos do mundo e que são totalmente diferentes. E o mais importante é que tudo isso é ofertado de forma totalmente online e em um ambiente seguro, no qual você não será julgado ou corrigido igual nos métodos tradicionais.


Para conhecer mais sobre a TALKNTALK, os cursos, as imersões e tudo o temos para te oferecer é só acessar www.talkntalk.com.br.


Venha destravar e desenvolver o seu idioma com a gente!

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page