Você já parou para pensar na importância da sua saúde mental e de uma boa gestão de tempo para aprender um idioma?
Você estuda ou quer começar a estudar uma segunda (ou terceira, quarta, quinta...) língua? Se você já fala uma outra língua estrangeira ou mesmo se ainda não fala, você já deve ter uma ideia que esse processo de aprendizagem não é algo rápido ou fácil, mas, sim, lento e que requer constância.
Agora, do meu ponto de vista, é muito pequena a quantidade de pessoas que refletem sobre a importância da sanidade mental para tal e, por isso, muitas vezes, elas começam os estudos, mas param no meio do caminho por acharem que não têm capacidade e que pelo fato de já possuírem um tanto de outras coisas para fazer e pensar, falar outro idioma se torna algo impossível.
Mas a verdade é que não precisa ser assim, começar um projeto e, principalmente pela falta de organização do tempo e da mente, você ficar refém de não se achar em meio às suas próprias ideias e acabar largando tudo pela metade, sem ao menos se dar uma chance de ver que sim, é possível. É essencial cuidar da sua sanidade mental para ter um bom desempenho e, refletir sobre o fato de que você precisa ter uma mente organizada e sobre o que você pode fazer ou mudar para tê-la, pode te ajudar a ter muito mais clareza e a construir melhor os seus objetivos, além de te mostrar os caminhos e táticas que você pode seguir e realizar para ter sucesso, principalmente ao falar um novo idioma.
Aqui estão 3 dicas de como se organizar que, com certeza, se usadas da maneira correta, te ajudarão a ordenar seus pensamentos, tarefas e tempo:
Monitore seus afazeres em uma ferramenta central: ao invés de deixar todas as informações somente na sua cabeça e fazer só o que lembrar e quando lembrar, coloque suas tarefas em uma ferramenta de organização. Pode ser uma planilha, um planner, uma agenda, bloco de notas no celular, etc. Essa parte é fundamental para você visualizar com seus próprios olhos o que exatamente você precisa fazer e já fez.
Planeje sua semana: sabe quando é domingo à tarde, você está em casa, está anoitecendo e você fica com aquela sensação de "Pois é, mais uma semana se inicia amanhã..."? Esse é um ótimo momento para, de acordo com a ferramenta que você já começou a utilizar, planejar e priorizar o que você precisa fazer em cada dia e horário. Crie uma programação detalhada. Sem uma definição, os deveres podem cair na armadilha da Lei de Parkinson onde o trabalho se expande até ocupar todo o tempo disponível. A técnica em questão evita essa situação ao assegurar que as tarefas levem somente o tempo necessário.
Arrume seu espaço virtual e físico: nada é mais revigorante do que estar em um ambiente limpo e arrumado que te propicie concluir suas atividades. Então mantenha sua casa limpa e arrumada, bem como, sua mesa de trabalho, computador e celular. Não somente no aspecto físico, mas também sem aplicativos desnecessários e sem notificações que só tiram sua atenção. Não estou dizendo para não usar seus aparelhos, mas, sim, para usá-los de maneira eficiente. Bônus: Estude um pouco todos os dias: muitas vezes as pessoas acreditam que pegar um dia da semana e estudar o idioma por 2, 3, 4 ou 5 horas vai resolver o problema, mas não é assim. Para você alcançar a fluência em uma língua estrangeira é preciso aprender um pouco todo dia para que seu cérebro consiga absorver as informações, além de praticar a fala sempre.
E se você está estudando um idioma estrangeiro assim como eu, recomendo fortemente que participe da plataforma TALKNTALK, onde as imersões são um dos maiores diferenciais, pois nelas você pratica a fala a todo momento e conversa com outros estudantes sobre diversos temas.
Aqui está um ótimo exemplo:
Te espero lá e até a próxima ;)
A prática e persistência te levam a alcançar os objetivos.