Você já se perguntou por que, mesmo dedicando horas ao estudo do inglês, ainda se sente travado na hora de conversar?
A resposta pode estar em como você está direcionando seus esforços.
A Regra de Pareto, também conhecida como "princípio 80/20", pode nos dá uma luz que ajude a destravar seu aprendizado e alcançar a fluência de forma mais eficiente.
Vem comigo que eu vou te explicar...
O que é a Regra de Pareto?
Nada mais é do que a descrição de um fenômeno que foi observado em várias áreas, como economia, administração e até mesmo na nossa vida cotidiana, que diz que:
“Uma pequena parte das ações que você realiza é responsável por gerar a maior parte dos resultados desejados”
Ou, a famosa frase que você já pode ter ouvido: "80% dos nossos resultados são provenientes de apenas 20% dos nossos esforços".
Essa frase pode nos levar a pensar que devemos nos esforçar menos para conseguir atingir os nossos objetivos, mas não é assim que ela deve ser interpretada.
A Regra de Pareto não deve ser encarada como uma forma de avaliar a relação de esforço e recompensa em nossas vidas, mas sim, como uma forma de gerir nossos recursos de uma forma mais eficiente, concentrando os esforços e o tempo em pontos-chaves.
Ou seja, quando falamos que "80% dos nossos resultados são provenientes de apenas 20% dos nossos esforços", estamos falando que desperdiçamos muito do nosso tempo (ou algum outro recurso) com coisas menos importantes para nossos objetivos.
E isso pode ser visto nas mais diversas áreas, dentro dos negócios por exemplo, costuma se observar que:
80% do faturamento é resultante de 20% dos clientes;
80% das vendas são provenientes de 20% dos produtos;
80% das reclamações são feitas por 20% dos clientes;
80% das vendas se devem a 20% do time de vendas;
80% dos resultados se devem a 20% dos investimentos.
E na sua própria vida você deve conseguir observar diversos outros exemplos desse princípio:
Utilizamos apenas uma pequena parte do que aprendemos durante a vida ou do que lemos em livros;
Durante boa parte do tempo, utilizamos uma pequena parte das roupas que temos;
Finalizamos a menor parte dos cursos que adquirimos ou começamos a fazer...
E isso pode ser estendido ao infinito e além com o intuito de nos deixar mal com nosso desperdício, mas iremos usar para o bem aqui, como forma de melhorar o nosso aprendizado do inglês.
E como isso pode me ajudar no aprendizado do inglês?
O aprendizado de idiomas, muitas vezes, se torna um labirinto de regras gramaticais, listas de vocabulário e exercícios intermináveis. No entanto, o objetivo final é a comunicação: conseguir se expressar de forma clara, natural e eficaz em situações reais.
E por nos sentirmos inseguros, sempre buscamos formas de atrasar o nosso aprendizado, tentando decorrar cada vez mais regras, mais palavras e desse jeito nunca colocamos em prática o que aprendemos.
Ao olharmos o nosso aprendizado pela Regra de Pareto, podemos ser levados a pensar que "20% do vocabulário de inglês que você aprende será pelo menos 80% do que você ouve, diz ou escreve diariamente." e ao avaliarmos direitinho veremos que isso é de fato verdade quer ver?
Existem uma infinidade de palavras no inglês, alem disso, palavras novas são adicionadas diariamente e outras caem fora de uso todos os dias, algumas são muito específicas, outras nem sabemos quando usar, ou seja, é impossível saber todas as palavras. Além disso, você nem precisa se preocupar em aprender a MAIORIA delas por enquanto (ou talvez nunca).
E como foi dito anteriormente, não estamos falando sobre números mágicos (20 ou 80) e sim sobre focar no que é importante, então, você não precisa necessariamente fazer uma pesquisa para saber quais são as palavras mais usadas e decorá-las, você pode aprendê-las de forma organica, trazendo o foco para a prática da conversação (seus 20%), a ferramenta mais poderosa para desenvolver fluência.
De volta ao título do texto...
Como o título mesmo já apresenta "A TALKNTALK é 20%" pois...
As imersões da TALKNTALK te oferecem um ambiente dinâmico que te possibilita aprender um novo idioma de forma orgânica, visto que, ao se envolver em uma conversa, você absorve naturalmente as palavras e estruturas gramaticais que são mais utilizadas no dia a dia. É como aprender um idioma como uma criança, através da experiência e da interação.
Além disso, ao se comunicar com frequência no idioma que está aprendendo, você identifica quais palavras e estruturas ainda você precisa aprender para expressar suas ideias de forma mais completa e natural, sem contar que a conversação te coloca em contato com a sonoridade do idioma, aprimora sua pronúncia e desenvolve a fluidez na fala.
Então, vai continuar atrasando seu aprendizado e sua tão sonhada fluência com os outros 80%?
Ou vai aproveitar essa oportunidade de se aventurar nas imersões da TALKNTALK e descobrir um mundo novo que um novo idioma pode te proporcionar?
Como eu já sei a sua resposta...
Participe agora das imersões entrando no site e entendendo como o treinamento para fluência pode te desbloquear no menor tempo e com resultados práticos.
Acesse http://talkntalk.com.br e agende a sua imersão agora mesmo!
Que texto maravilhoso João! Sou uma admiradora do princípio 80/20 e faz total sentido com a filosofia da Talkntalk!