O título pode até soar meio bobo à primeira vista, mas, frequentemente, ficamos presos à concepção tradicional de fluência, a qual é, muitas vezes, imprecisa. Este artigo busca explorar o verdadeiro significado da fluência e como o mercado de idiomas pode distorcer nosso progresso nos estudos.
Você pode ficar surpreso(a) , mas no contexto da língua portuguesa, não existem certificados internacionais específicos que garantam a fluência, como é comum em alguns idiomas estrangeiros.
Esses exames possuem um caráter bem específico e, um foco muito
grande no aspecto gramatical.
Então, fica o questionamento...
Como avaliamos nossa fluência no português?
Tomei a liberdade de realizar uma pesquisa e coloquei, apenas, 3 perguntas semelhantes aos testes de proeficiência de inglês.
Questão 1: (FCC – TRE/AP – Técnico Judiciário – 2011)
Entre as frases que seguem, a única correta é:
a) Ele se esqueceu de que?
b) Era tão ruím aquele texto, que não deu para distribui-lo entre os presentes.
c) Embora devessemos, não fomos excessivos nas críticas.
d) O juíz nunca negou-se a atender às reivindicações dos funcionários.
e) Não sei por que ele mereceria minha consideração.
Questão 2: (Consulplan – CAPS – Assistente Social – 2011)
Os sentidos e a correção da grafia das palavras do texto seriam mantidas caso se substituísse:
a) massacre por assacinar;
b) ampliar por almentar;
c) ostensivo por esibido;
d) precariedade por deficiência;
e) acessível por alcanse.
Questão 3: (MP/PE – Penum (Estágo Nível Universitário) – 2011)
O plural de cidadão, pastelzinho e paul é:
a) cidadões, pasteisinhos, pauls;
b) cidadãos, pasteisinhos, pauis;
c) cidadãos, pasteizinhos, pauis;
d) cidadãos, pasteizinhos, pauls;
e) cidadãos, pasteisinhos, pauis.
Terminou as 3 questões? Confira as respostas abaixo!
Segue o gabarito: Questão 1: E
Questão 2: D
Questão 3: C
Iaí? Acertou tudo?
Se sim, parabéns! Você tem um bom conhecimento da gramática da língua portuguesa e é fluente em português!
Se não, você não é fluente em português e está precisando estudar!
Brincadeiras à parte, parece absurdo avaliar nossa fluência na língua materna por meio dessas perguntas, já que não saber respondê-las não nos torna menos capazes de ler, escrever e compreender o português com facilidade e fluidez. Então, por que adotamos uma abordagem semelhante ao avaliar fluência em outros idiomas?
Algo importante a ser entendido é que ser fluente em um idioma vai além do conhecimento gramatical; a fluência transcende a mera tradução literal e incorpora nuances culturais, idiomáticas e contextuais.
Quando alguém é verdadeiramente fluente em um idioma, possui a capacidade de articular ideias complexas com clareza e naturalidade, adaptar-se a diferentes situações de conversação e entender as entrelinhas.
Vou contar minha mudança de chave, antes eu pensava que somente teria um níve avançado no espanhol e no inglês quando eu obtivesse um certificado internacional. Porém percebi que: consigo entender quase que qualquer conteúdo apresentado nas mídias e na televisão, consigo conversar sobre quase qualquer tema com nativos sem dificuldade e, não tinha dificuldade em escrever textos ou entender músicas. Hoje, me considero fluente.
Como o TALKNTALK pode te ajudar no processo de fluência?
A fluência chega com a prática constante, com a exposição regular ao idioma e com a integração da língua de forma natural em nossas vidas cotidianas. Quanto mais nos envolvemos no uso do idioma em diferentes contextos e situações, mais familiarizados ficamos com suas nuances e peculiaridades. A fluência, portanto, não é apenas o resultado do estudo dedicado, mas também da incorporação gradual do idioma em nossas interações diárias, tornando-o uma parte constante e da nossa comunicação.
As imersões, aulas, comunidades, grupos e cursos oferecidos pelo TALKNTALK proporcionam oportunidades excepcionais para essa exposição ao idioma desejado. Ao participar dessas experiências, os estudantes têm a chance de aprimorar suas habilidades linguísticas de maneira prática e imersiva, contribuindo significativamente para seu desenvolvimento no idioma.
Abaixo, compartilho um vídeo incrível que narra a jornada do facilitador Endel Muller, e eu super recomendo que vocês assistam.
Vai que você descobre que também é fluente!
Para mais informações, acesse talkntalk.com.br e faça parte da plataforma para praticar a conversação em vários idiomas.